Pages

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Pedi e dar-se-vos-á


Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ora, se vós , que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mt.7.7,8,11)

O ser humano é insuficiente por natureza. Não por faltar-lhe alguma parte, mas por estar sempre precisando de algo. O homem precisa comer e beber, amar e ser amado. Ainda no Éden, antes da queda, Adão sentiu a necessidade de se relacionar com alguém. Então, Deus lhe fez uma companheira. Lá, o homem e a mulher encontrariam todo tipo de alimento que supriria a necessidade do sustento diário. Assim, em todo tempo o homem precisa de algo para sua sobrevivência, ou mesmo para preencher sua vida solitária, pois só o Senhor é autossuficiente em seu ser, não precisando de nada nem ninguém; só Deus é amor em si mesmo, pois a trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) se ama num relacionamento eterno. Todos os demais seres da criação carecem de algo, principalmente da glória de Deus.
A fonte de todo bem é o Senhor, o Criador de todas as coisas, pois “toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg.1.17). A oração, portanto, é um instrumento indispensável para o alcance das graciosas bênçãos de Deus. O homem precisa “do pão nosso de cada dia” (Mt.6.11) e dos livramentos divinos, guardando-o “de todo mal” (Sl.121.7), afinal “o mundo inteiro jaz no maligno” (1Jo.5.19); precisa do perdão divino, por seus muitos pecados, e da vida que é sustentada pelo Espírito de Deus. A tentativa de não precisar orar, no pretexto de não “incomodar” o Senhor com petições, revela apenas a arrogância humana, querendo ser como Deus: autossuficiente. Todos precisam do auxílio diário do Senhor que “faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mt.5.45) e sustenta a vida com sua poderosa mão (Mt.10.28-30).
No entanto, Deus não é um gênio da lâmpada mágica que tem a obrigação de atender a três desejos de todo aquele que esfregar a lâmpada. O Senhor é o soberano da criação. Diferente dos deuses do mundo, obras das mãos de homens pecadores, foi Deus quem nos criou para Sua glória e nos formou para servi-lo. Diz o salmista: “Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Sl.100.3). Em nossas necessidades devemos buscá-lo, humildemente, como pequenos súditos buscam o Soberano de toda a terra, ou, ainda, como filhos que buscam o Pai.
Este acesso ao Senhor por meio da oração é um privilégio daqueles que temem a Deus, pois “a intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Sl.25.14). O Senhor não se engana com o homem e sua aparência, pois Ele conhece o coração (1Sm.16.7). Ele conhece Suas ovelhas, as chama pelo nome (Jo.10.14-15) e trata-as com terno amor, não deixando faltar nada que lhes é necessário, fazendo-as “repousar em pastos verdejantes”, levando-as “para junto das águas de descanso”, refrigerando a alma delas e guiando-as “pelas veredas da justiça por amor do Seu NOME” (Sl.23.1-3).
Portanto, tendo o conhecimento deste Deus gracioso e de Seu terno amor imerecido, busque Sua presença insaciavelmente, assim “como suspira a corça pelas correntes das águas” (Sl.42.1), “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe.5.7). Peça insistentemente para Deus abençoar a igreja e abrir portas para se realizar a obra; peça misericórdia para os necessitados e condições para que a igreja os ajude; peça cura para os doentes, ânimo para os abatidos, socorro para os aflitos. Coloque sua vida na presença do Senhor e clame por suas necessidades, procurando em tudo glorificá-lo. Não tenha vergonha de pedir, pois somos necessitados por natureza e carecemos de muitas coisas para viver. Depender de Deus é bom. Mostra a fragilidade de nossa pequena vida e nos aproxima daquele que nos criou para si, a fim de termos eterno relacionamento com Ele.
E, quando pedir, peça confiando em Suas promessas, pois aquele que prometeu é fiel para cumprir Sua vontade naqueles que se aproximam dEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário