Pages

terça-feira, 17 de julho de 2012

Aviva Tua obra, Senhor!


Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?” (Sl.85.6)

A história da igreja é marcada por esporádicos avivamentos que renovam a vida espiritual e moral do povo de Deus, movendo-o a buscar mais intimamente a vontade do Senhor, mergulhar mais profundo no conhecimento de Sua Santa Palavra e entregar com plena satisfação a vida em adoração.
A Palavra de Deus testemunha, já no Antigo Testamento, alguns destes avivamentos: com Josué (Js.24), com Salomão (1Rs.8-9), com Ezequias (2Rs.18.), com Josias (2Rs.22), com Neemias e Esdras. Mas, o grande avivamento do povo de Israel ocorreu em Atos dos apóstolos com o advento do Espírito Santo.
No Pentecostes, Deus dá em abundância, a todo o povo, o Seu Espírito, “para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem” (Ez.11.20). O resultado da superabundante graça do Senhor é descrito nos versículos 42 a 47 de Atos 2, onde diz que: “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor. [...] Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. [...] Diariamente perseveravam unânimes no templo, [...] louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo”.
Quando o Espírito do Senhor está presente, há verdadeira vida no coração do pecador, e esta se manifesta no amor pela obra da igreja, desejo pela presença de Deus, luta para alcançar o domínio próprio, adoração verdadeira, busca pela santidade que se revela nos frutos de justiça, submissão às autoridades, harmonia e testemunho nos lares vivendo para a glória de Deus, onde os filhos respeitam seus pais e os pais educam, insistentemente, seus filhos nas Escrituras.
Somente o Espírito de Deus pode mover o coração do homem a se entregar totalmente para o Senhor. É pelo Espírito de Deus que o pecador se prostra na presença de Jesus e o confessa como Senhor e Salvador. É pelo mesmo Espírito que a igreja do Senhor Jesus se levanta corajosamente para propagar a Palavra de Deus, combatendo toda injustiça, imoralidade e mentira, enquanto leva o amor de Deus ao mundo, não só em palavras, mas, sobretudo, em ações que revelam a santidade do Senhor e o poder de Deus para transformar o pecador.
Outros avivamentos ocorreram nos últimos anos de história da igreja neotestamentária: a Reforma Protestante (séc.16), o Puritanismo (séc.16 e 17), o Pietismo (séc.17 e 18) o Avivamento Inglês (séc.18), o Avivamento Coreano (séc.20) e etc. Todos foram marcados pelo amor e obediência à Palavra de Deus, refletindo numa vida santa e devotada à adoração.
Avivamento não é “louvorzão” animado na igreja, sem que ninguém se preocupe com as letras das músicas, nem muito menos a realização de programações divertidas que proporcionam ao pecador somente a satisfação da carne. Nem tampouco é provocado por um pastor querendo ser animador de platéia. Infelizmente, muitos estão enveredando por caminhos fáceis, ouvindo o que gostam e fazendo o que querem. Até o amor foi banalizado e desassociado da santidade. As pessoas são convidadas a viver na igreja sem precisar negar a si mesmas e tomar a cruz, para depois seguir Jesus (Mt.16.24). O evangelismo tem se resumido no falar: “Jesus te ama”, esquecendo que o próprio Jesus disse: “apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt.7.23).
O evangelicalismo está em declínio, trocando o puro e santo evangelho por outros ensinos segundo o coração pecador do homem. Mas, nosso consolo e esperança estão no Senhor, pois foram nestes momentos de frieza e negligência espiritual que o Senhor derramou Sua graça sobre a igreja, avivando-a por meio do Espírito. Portanto, se você ama a igreja de Jesus e quer ver dias melhores, clame ao Senhor, na certeza que Ele é poderoso para avivar a Sua obra.
Todo verdadeiro avivamento traz o pecador de volta à Palavra de Deus, mas somente o Espírito de Deus pode realizar o avivamento em Sua igreja. Se você ama a igreja de Jesus, ore por ela para que o Senhor a faça voltar ao primeiro amor; ore pelos pastores para que preguem a Palavra de Deus com fidelidade; ore pelos cristãos para que despertem para uma vida comprometida com o evangelho, envolvida com a obra do Senhor e dedicada na busca pela santidade. Ore para que Deus avive Sua obra entre nós.

domingo, 1 de julho de 2012

Santificados nos Relacionamentos


Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente.... ...admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.” (1Ts.5.11,14)

A santificação é um processo que visa à impressão da imagem de Cristo no pecador regenerado. Esta ocorre durante toda a vida por meio do Espírito Santo e Sua Palavra, que operam eficazmente, transformando o cristão diariamente. A vida é lapidada, retirando-se as arestas do pecado e desenhando a beleza da santidade de Deus no coração humano.
No peito do cristão bate um coração repleto de amor, derramado pelo Senhor que o salvou. Sua alma é continuamente grata, cônscia de seus muitos pecados perdoados (Sl.103.1-3; Lc.7.40-47), “por causa do grande amor com que nos amou” o Senhor Jesus (Ef.2.4). O desejo do discípulo, portanto, é viver a vontade de Deus, e, para isso, sabe que é necessário buscar a santificação. Seu coração está no Senhor, “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt.6.21), e seu interesse nas “coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Cl.3.1).
Mas, para agradar o Senhor da glória, o cristão precisa fazer morrer a velha natureza todos os dias, e, revestido “do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Cl.3.10), subjugar sua vida ao santo querer de Deus revelado em Sua Santa Palavra. Porém, nem sempre o cristão está atento à necessidade de mudança. Davi, certo de que não si discernia tão bem quanto Deus o conhecia, pede o gracioso agir do Senhor em sua vida, a fim de tirar pecados de seu coração, por meio de provações que o tornariam mais maduro em sua caminhada junto ao Senhor: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl.139.23-24). Davi sabia que as lutas aperfeiçoavam o guerreiro, ou, como disse o apóstolo Paulo: “nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Rm.5.3,4).
Ao longo dos séculos, para alcançar a santificação, muitos se retiraram para lugares isolados com o propósito de não se contaminarem com os pecados do mundo. Homens e mulheres dedicaram a vida à meditação, pensando que assim se aproximariam mais do Senhor. Mas, ao contrário do que pensavam, os eremitas e monges, a santificação é um processo que exige, em sua maior parte, relacionamentos. É no convívio com o outro que o cristão descobrirá suas fraquezas e imperfeições, e terá o desafio de buscar a impressão do caráter de Cristo em si, na dependência constante do operar do Espírito.
Você ama? O amor exige alguém para ser amado. Logo, o amor exige um relacionamento. Você é paciente, bondoso, generoso, fiel? E como você sabe se possui ou não estas virtudes? É por meio dos relacionamentos que descobrimos se possuímos ou não alguma virtude como estas, e em que grau elas estão em nós. Mas, você dirá: Deus é amor (1Jo.4.16), e Ele não depende nem precisa de ninguém, sendo Ele Deus único eternamente. Contudo, Deus tem um eterno relacionamento dentro de si, pois Ele é Trino, ou seja, existe na pessoa do Pai, Filho e Espírito Santo, tornando possível o amor em si mesmo, num relacionamento eterno dentro da Trindade.
Como saber se uma pessoa é egoísta? Dê uma caixa de chocolate para ela, diante de seus parentes ou amigos, e veja se ela reparte com todos. Como saber se a pessoa é paciente? Coloque-a diante de pessoas que, com seus hábitos, exigirão paciência, e verás se ela as suporta. Como saber se uma pessoa tem amor em seu coração? Veja se esta pessoa se dá para os outros, ou usa os outros em benefício próprio. Por meio do outro com quem nos relacionamos, quer seja cônjuge, irmão, filho, pai, amigo, vizinho, colega de trabalho, descobrimos o quanto precisamos mudar abandonando pecados e buscando virtudes que encontraremos no Senhor por meio do Espírito que habita em Sua igreja.
As pessoas ao nosso redor não são pedras de tropeço, mas instrumentos para nossa própria edificação, desafiando-nos a repensar os comportamentos, palavras e conceitos. Além de procurar ser um instrumento para a santificação do outro, aproveite no outro a oportunidade de vê a si mesmo, avaliando seu próprio modo de pensar e agir ao ser desafiado por meio do relacionamento.