Pages

sábado, 1 de dezembro de 2012

Que eterno amor!


Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.(Ef.5.25-27)

Quão grande é o amor de Deus por Sua igreja! Na eternidade, Ele a gravou em Seu coração e quando o pecado a distanciou do Senhor, como um grande abismo, Ele nada poupou para salvá-la da merecida ira vindoura. E, se na entrega de seu filho, no monte Moriá, Abraão mostrou grande temor a Deus (Gn.22.12), quanto maior foi o amor do Pai ao entregar Seu Filho Unigênito para que Seu povo fosse justificado e reconciliado com Ele. E, para que andássemos na Sua Santa presença, Deus nos atraiu pelo Santo Espírito, a fim de nos abençoar com o deleite da vida eterna ao Seu lado. Por tudo isso, suspiro de alegria: Que imenso amor! Que eterno amor!
O imenso amor de Deus é perfeito, pois todos os atributos do Senhor coexistem em plena harmonia, revelando Sua glória e santidade. Por Seu amor somos abençoados com terna providência que nos concede vida, livramentos, saúde e provisão diária de alimento. Também a esperança é derramada em nosso coração, fortalecendo-nos nas adversidades, alegrando a alma com a certeza das bênçãos vindouras e atraindo nossos olhos para o autor e consumador de nossa salvação (Rm.5.5). Que gracioso amor! Que eterno amor!
E, o mesmo doce amor que alegra nossa alma com muitas bênçãos é também o santo amor que não nos deixa viver segundo a própria carne, porque “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto” (Jr.17.9). Portanto, quando erramos o Senhor nos disciplina, “pois que filho há que o pai não corrige?” (Hb.12.7). “Porque o Senhor corrige a quem ama e castiga a todo filho a quem recebe” (Hb.12.6). Quando pecamos, Deus não sorri para a gente, antes nos adverte da seriedade do pecado e seus efeitos devastadores, endireitando nosso caminho para que recebamos a coroa da vida, reservada aos fiéis. Afinal, como disse o apóstolo Paulo, o mesmo amor que é “paciente e benigno” também “não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade” (1Co.13.4,6). E, em todas essas coisas, também suspiro: Que santo amor! Que eterno amor!
Como filhos, recebidos em Cristo, desfrutamos da plenitude do amor de Deus, derramado em nosso coração pelo Espírito (Rm.5.5). Seu amor é justo e bom, misericordioso e santo, abençoador e disciplinador e nos acompanha a vida toda, traspassando a morte para a eternidade. Este amor não deve ser apenas contemplado, como por bons observadores que admiram e se extasiam com uma bela obra de arte. Seu amor deve ser provado (Sl.34.8) como o mais doce mel que fortalece o corpo e a mais refrescante água que satisfaz plenamente a alma do sedento. Você já provou o amor de Deus? Aquele que um dia provou o grande amor de Deus, nunca mais desejará estar longe desta fonte de delícias perpétuas. E, provando-o, você suspirará: Que doce amor! Que eterno amor!
E, além das delícias que desfrutamos em Seu imenso amor, o amor de Deus é perfeito modelo que nos ensina a cumprir os três mandamentos do amor: 1- Amar a Deus com todo o ser e acima de todas as coisas; 2- Amar o próximo como a si mesmo; 3- Amar o irmão na fé como Cristo o amou, entregando a vida por ele. É em Cristo que esse amor encontra sua plenitude. Ele amou o Pai de tal maneira que, por obediência entregou a vida para cumprir a vontade de Deus, dizendo: “não se faça a minha vontade, e sim a Tua” (Lc.22.42). Jesus amou as multidões e se compadeceu delas, curando-as, libertando-as e restaurando a dignidade de muitos perante a sociedade. Contudo, muitos daqueles que receberam seu amor, nunca voltaram para agradecer, pois a única coisa que eles queriam eram os benefícios que Jesus podia trazê-los. E, à semelhança do Pai, Jesus foi “benigno até para com ingratos e maus” (Lc.6.35). Mas, seu tão grande amor foi demonstrado na cruz, entregando a vida por Sua igreja que tanto Ele ama. Foi ali no Calvário que Ele nos demonstrou seu amor, fazendo ecoar suas Palavras em nosso coração: “que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (Jo.13.34). Em tudo isso, portanto, me alegro sobremaneira e, então, suspiro: Que eterno amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário