Pages

terça-feira, 17 de julho de 2012

Aviva Tua obra, Senhor!


Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?” (Sl.85.6)

A história da igreja é marcada por esporádicos avivamentos que renovam a vida espiritual e moral do povo de Deus, movendo-o a buscar mais intimamente a vontade do Senhor, mergulhar mais profundo no conhecimento de Sua Santa Palavra e entregar com plena satisfação a vida em adoração.
A Palavra de Deus testemunha, já no Antigo Testamento, alguns destes avivamentos: com Josué (Js.24), com Salomão (1Rs.8-9), com Ezequias (2Rs.18.), com Josias (2Rs.22), com Neemias e Esdras. Mas, o grande avivamento do povo de Israel ocorreu em Atos dos apóstolos com o advento do Espírito Santo.
No Pentecostes, Deus dá em abundância, a todo o povo, o Seu Espírito, “para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem” (Ez.11.20). O resultado da superabundante graça do Senhor é descrito nos versículos 42 a 47 de Atos 2, onde diz que: “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor. [...] Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. [...] Diariamente perseveravam unânimes no templo, [...] louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo”.
Quando o Espírito do Senhor está presente, há verdadeira vida no coração do pecador, e esta se manifesta no amor pela obra da igreja, desejo pela presença de Deus, luta para alcançar o domínio próprio, adoração verdadeira, busca pela santidade que se revela nos frutos de justiça, submissão às autoridades, harmonia e testemunho nos lares vivendo para a glória de Deus, onde os filhos respeitam seus pais e os pais educam, insistentemente, seus filhos nas Escrituras.
Somente o Espírito de Deus pode mover o coração do homem a se entregar totalmente para o Senhor. É pelo Espírito de Deus que o pecador se prostra na presença de Jesus e o confessa como Senhor e Salvador. É pelo mesmo Espírito que a igreja do Senhor Jesus se levanta corajosamente para propagar a Palavra de Deus, combatendo toda injustiça, imoralidade e mentira, enquanto leva o amor de Deus ao mundo, não só em palavras, mas, sobretudo, em ações que revelam a santidade do Senhor e o poder de Deus para transformar o pecador.
Outros avivamentos ocorreram nos últimos anos de história da igreja neotestamentária: a Reforma Protestante (séc.16), o Puritanismo (séc.16 e 17), o Pietismo (séc.17 e 18) o Avivamento Inglês (séc.18), o Avivamento Coreano (séc.20) e etc. Todos foram marcados pelo amor e obediência à Palavra de Deus, refletindo numa vida santa e devotada à adoração.
Avivamento não é “louvorzão” animado na igreja, sem que ninguém se preocupe com as letras das músicas, nem muito menos a realização de programações divertidas que proporcionam ao pecador somente a satisfação da carne. Nem tampouco é provocado por um pastor querendo ser animador de platéia. Infelizmente, muitos estão enveredando por caminhos fáceis, ouvindo o que gostam e fazendo o que querem. Até o amor foi banalizado e desassociado da santidade. As pessoas são convidadas a viver na igreja sem precisar negar a si mesmas e tomar a cruz, para depois seguir Jesus (Mt.16.24). O evangelismo tem se resumido no falar: “Jesus te ama”, esquecendo que o próprio Jesus disse: “apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt.7.23).
O evangelicalismo está em declínio, trocando o puro e santo evangelho por outros ensinos segundo o coração pecador do homem. Mas, nosso consolo e esperança estão no Senhor, pois foram nestes momentos de frieza e negligência espiritual que o Senhor derramou Sua graça sobre a igreja, avivando-a por meio do Espírito. Portanto, se você ama a igreja de Jesus e quer ver dias melhores, clame ao Senhor, na certeza que Ele é poderoso para avivar a Sua obra.
Todo verdadeiro avivamento traz o pecador de volta à Palavra de Deus, mas somente o Espírito de Deus pode realizar o avivamento em Sua igreja. Se você ama a igreja de Jesus, ore por ela para que o Senhor a faça voltar ao primeiro amor; ore pelos pastores para que preguem a Palavra de Deus com fidelidade; ore pelos cristãos para que despertem para uma vida comprometida com o evangelho, envolvida com a obra do Senhor e dedicada na busca pela santidade. Ore para que Deus avive Sua obra entre nós.

Um comentário: