Pages

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Prazer em viver para Deus


Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente” (Sl.16.11)

Parece um dia como outro qualquer, mas, à noite, o jovem rapaz terá um encontro com sua amada, quando então, os dois sairão juntos para desfrutar do amor mútuo. Mal amanhece o dia e seu coração já palpita ansioso pelo tão esperado momento. O amor antecipa a alegria do encontro com a amada e faz um dia comum ser adornado de anseios e expectativas especiais. Na obra: “O pequeno príncipe” (SAINT-EXPÉRY, 1977), a raposinha diz para o jovem príncipe: “Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três começarei a ser feliz”. O amor dá prazer à vida, movendo todo o ser a se entregar ao outro com satisfação imensurável.
Mas, quem põe o imenso amor por Deus no coração do pecador? Diz o apóstolo Paulo que “o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Rm.5.5). O pecador liberto da escravidão do pecado e do império das trevas recebe um coração novo e o Espírito do Senhor enche sua vida, dando-lhe o prazer de viver para Deus (Ez.36.26,27). O amor outrora desconhecido, agora toma conta de sua vida, movendo suas palavras e ações. O medo e a obrigação dão lugar à satisfação de se entregar ao Senhor e se dedicar de corpo e alma em fazer a vontade de Deus (1Jo.4.18; Dt.6.5).
Os salmos foram escritos por homens de Deus que estavam cheios do Espírito Santo e por isso transparecem em todo tempo: o amor, a fé e a esperança no Senhor. Na angústia, eles derramam o coração diante de Deus, confiando em suas promessas que são verdadeiras eternamente. Nos erros, os salmistas confessam seus pecados com o “espírito quebrantado e o coração compungido e contrito” (Sl.51.17), na esperança de que o Senhor os perdoará, “porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade” (Sl.100.5). E, em todo o tempo, estes homens de Deus demonstram o profundo amor que têm por Ele, entregando a vida (Sl.37.5), louvando o NOME do SENHOR (Sl.146.2), dando graças por todos os Seus poderosos feitos (Sl.111.1), proclamando Sua salvação (Sl.96.2) e buscando Sua vontade (Sl.40.8).
Por maiores que possam ser as obrigações do crente, o diferencial da vida cristã é o fato de ser movida pelo amor a Deus. As religiões possuem rituais e ordenanças para serem cumpridas, mas o cristianismo possui o Espírito de Deus que dá ao pecador uma nova vida e com esta, o prazer em viver para Deus. O coração indiferente é substituído por um coração cheio de amor, movido pelo Espírito de Deus a se entregar à obra do Senhor. Os cultos são muito mais que rituais repetidos mecanicamente, pois ali, no momento da adoração, o coração regenerado sente o prazer da presença do Senhor e, por meio do Espírito, sua alma é edificada e a alegria do Senhor toma conta de seu ser, afinal “na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente” (Sl.16.11).
Davi buscava a presença do Senhor espontaneamente. Seu coração, à semelhança do autor anônimo do salmo 130, anseia por Deus “como terra sedenta” (Sl.143.3), e, com certeza, também ansiava “pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã” (Sl.130.6). Como os filhos de Corá, sua alma também suspirava, “como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma” (Sl.42.1). O Senhor é considerado melhor do que a herança da terra recebida entre os filhos de Israel, e a presença de Deus alegrava mais seu coração que o vinho.
O que o move ao culto? Qual seu ânimo em buscar a presença do Senhor? Qual a sua motivação em ler a Palavra de Deus e buscá-lo em oração? O quanto você anseia pela volta do Senhor Jesus? Ser cristão é muito mais que ser membro de uma denominação religiosa. Ser cristão é ter o Espírito de Deus o movendo diariamente para Deus. Há muitos participando das atividades cotidianas nas igrejas sem nunca terem experimentando a regeneração do Espírito e por isso vivem apenas as obrigações impostas pelas lideranças. E você, quem o move a viver a vida cristã? Somente o Espírito do Senhor pode mover o coração do pecador a ter prazer em viver para Deus.

3 comentários:

  1. Amém! Que nosso prazer de viver para Deus se renove diariamente.

    ResponderExcluir
  2. nao sei como viver em prazer com as coisas do reino de Deus , pode ser a perda do 1 amor . porque as vezes sinto que algo ainda falta em mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ore ao Senhor e peça a Deus que lhe ajude! Dedique tempo para oração e, também, para leitura da Bíblia. O amor a Deus deve ser cultivado, assim como cultivamos o amor ao próximo. Mantenha uma vida de adoração ao Senhor e comunhão com o povo de Deus. Portanto, não desista, pois o Senhor prometeu não desamparar aqueles que o buscam em verdade.

      Excluir