Pages

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Alegrai-vos no Senhor


Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp.4.4)

Davi foi um homem atribulado. Desde sua vitória sobre o gigante Golias, sendo Davi ainda moço, começou uma longa jornada de lutas e aflições. Saul o perseguiu durante anos, inimigos de Israel fizeram guerras freqüentes e até seu próprio filho Absalão tentou matá-lo para tomar o trono de seu pai. No entanto, Davi conservava um coração alegre e grato na presença de Deus e de todo o coração cantou: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios” (Sl.103.2).
Como ser feliz sem estar bem? Como cantar louvores ao Senhor dentro de uma prisão (At.16.25); regozijar-se quando perseguido e injustiçado (Mt.5.11,12); amar os inimigos; fazer o bem aos que odeiam; bendizer os que maldizem; orar pelos que caluniam (Lc.6.27,28), e, em tudo isso, dar “graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus”? (1Ts.5.18). Como ser feliz num mundo tão mau?
Nem sempre o mundo foi assim. A vida foi desenhada por Deus para ser “muito boa” (Gn.1.31). Não havia lágrimas, nem luto, “nem pranto, nem dor” (Ap.21.4), pois tudo era perfeito “como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mt.5.48). Por isso, há no coração do homem o desejo natural pela felicidade e a distinção universal entre “a vida e o bem, a morte e o mal” (Dt.30.15).
Foi o pecado que trouxe a morte e a infelicidade. O trabalho que era prazeroso se tornou cansativo (Gn.3.17) e até o nascimento de uma vida, por ser agora pecadora, é marcado pelas dores de parto da mulher (Gn.3.16). A vida perdeu boa parte da beleza de seu adorno e tornou-se vazia e “sem sentido” (Ec.12.8). Os homens trabalham para sobreviver e vivem somente para satisfazer suas vontades. “O perverso, na sua soberba, não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações” (Sl.10.4).
Para restaurar a beleza da vida, Cristo se tornou um de nós e “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp.2.8). Por meio de Jesus o pecador encontra vida e o coração descobre a alegria de viver pela esperança da glória de Cristo. Em Jesus o pecador é justificado e o pecado dominado, e, pelo Espírito Santo o homem é transformado à beleza da glória de Cristo (2Co.3.18). O medo da morte é substituído pela certeza da glória eterna e a vida se torna bela outra vez.
Somente por meio da Graça de Deus o pecador pode viver a alegria do Espírito em meio a este mundo que “jaz no maligno” (1Jo.5.19), pois “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm.5.20). O sorriso perdido por causa do pecado é encontrado no amor de Deus, “porque a tua graça é melhor do que a vida” (Sl.63.3). E para manter o sorriso no rosto, o cristão deve orar “sem cessar” (1Ts.5.17), “orar sempre e nunca esmorecer” (Lc.18.1), vivendo na dependência do Senhor, pois “tudo posso naquele que me fortalece” (Fp.4.13).
A beleza da vida está no Senhor que tudo criou para o louvor da sua glória (Rm.11.36). NEle a vida ganha sentido, o rosto é adornado com o sorriso, e, o coração, aliviado do peso do pecado, alcança “a paz de Deus que excede todo entendimento” (Fp.4.7). Sendo assim, como ser feliz neste mundo mau? Vivendo em Cristo e para a glória de Cristo Jesus! Pois, “Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!” (Sl.113.7-9).

Um comentário:

  1. Olá Rev. alegro-me sempre por saber que és um proclamador do evangelho de Cristo. Deus abençoe vc, família e ministério.

    ResponderExcluir