Pages

sábado, 28 de abril de 2012

Curtindo a Nova Vida


Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.” (Ec.11.9)

Livres, leves e soltos, os adolescentes dão início ao sonho de liberdade. O desejo pela independência começa cedo, imaginando poder dormir a qualquer hora, ir para casa quando quiser, comer o que achar melhor, não ter ninguém dando ordens e curtir a vida à sua maneira.
Este sonho aumentará com o passar dos anos na adolescência-juventude, até que o jovem sonhador consiga construir sua própria família, ter seu próprio sustento, e, então, perceba que não há liberdade sem disciplina e responsabilidade. Com a própria experiência aprenderá que para cada ação haverá uma conseqüência, exigindo que o sonho de liberdade seja vivido com temor e sabedoria, pois diante de seus olhos estará sempre: “a vida e o bem, a morte e o mal” (Dt.30.15).
O vigor, ânimo, criatividade, mobilidade, sociabilidade, fácil aprendizagem, dinamismo, disposição de tempo, não devem ser desperdiçados, nem reprimidos, pois vem do Senhor o potencial do adolescente e jovem. Nem sempre vocês terão tal desempenho e por isso não desperdicem a beleza e força da juventude. Desfrutem desses anos cheios de energia, alegrando o coração com as boas dádivas de Deus, com as alegrias que a vida pode proporcionar ao coração do ser humano.
Mas, como disse o apóstolo Paulo: “alegrai-vos sempre NO SENHOR” (Fp.4.4). Em Cristo o adolescente ganha novos potenciais: o imenso amor para com Deus, a alegria da salvação, a capacidade de dominar o pecado, a visão da glória de Deus, a sabedoria que vem do Senhor. Com estes novos potenciais a vida ganha novo rumo e novos sonhos motivados pelo Espírito de Deus, a fim de glorificar aquele que nos tirou das trevas e nos pôs no Reino de Seu Filho amado Jesus.
Com esta nova vida recebida do Espírito, o adolescente viverá: “a vida e o bem”, separados para aqueles que amam o Senhor. O vigor que já não há nos mais idosos, sobrará nos adolescentes trazendo beleza e dinamismo à vida da igreja. Desta forma, movidos pelo Senhor, consagrados a Deus, cônscios da responsabilidade de fazer o melhor para a glória de Cristo, os adolescentes serão colunas que sustentarão diversas áreas da vida eclesiástica: os louvores cantados, o dinamismo das programações, o evangelismo itinerante, a inclusão de novos adolescentes e jovens na igreja.
Portanto, aproveite a vida com o coração no Senhor. Deus nos fez para a felicidade, mas o pecado a tirou de nós. Contudo é possível redescobrir a alegria da vida, vivendo para aquele que morreu para nos dar vida em abundância, vida eterna. Não deixe a tristeza tomar conta do coração, nem o pecado conduzir seus passos. Confie na Palavra de Deus e entregue seus sonhos a Ele, “antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: não tenho satisfação neles”, “pois a juventude e o vigor da vida são passageiros” (Ec.12.1b;11.10b).

Nenhum comentário:

Postar um comentário