Pages

sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Deus que intervém

Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades” (Sl.103.3)

O que seria da história humana sem as intervenções de Deus? Sem Deus o mundo se perde em sua depravação total e mesmo sozinho o homem se destrói, pois o pecado que habita em seu coração é seu maior inimigo (Gn.6.1-5).
Contudo, o Senhor é o Deus da história, e é possível ver seu agir nos fatos sociais e fenômenos naturais, impedindo uma maior proliferação do pecado, trazendo juízo sobre os ímpios. E, enquanto o mundo é julgado, o Espírito Santo opera na igreja de Jesus, renovando-a para uma vida santa e agradável ao Senhor.
Portanto, além de intervir no mundo pecador, Deus age constantemente no meio de Seu povo, suprindo suas necessidades, livrando-o dos males presentes no mundo, fortalecendo-o para as lutas, abençoando-o com tempos de bonança e fartura. O Senhor trata sua igreja como “menina dos seus olhos” (Dt.32.10) e os cristãos como filhos amados que, em Cristo Jesus, Ele tem “grande alegria” (Mt.3.17).
Quando Israel pecava contra Deus, o Senhor intervinha com disciplina e exortação por meio de seus profetas, a fim de trazer o povo de volta à Santa Palavra e consequentemente à santidade. Quando o povo sofria nas mãos dos inimigos, Deus inclinava seus ouvidos para atender o clamor da nação e a socorria em meio à tribulação (Sl.40.1).
O cristão também não está sozinho na caminhada da fé. Além de fazer parte de um grande povo escolhido e amado por Deus, o discípulo tem a promessa de que o Senhor estará com ele “todos os dias até a consumação do século” (Mt.28.20). A jornada cristã é estreita e exigente, mas, como Paulo, o cristão tudo pode “naquele que fortalece” (Fp.4.13).
Se a caminhada estiver muito difícil, clame ao Senhor e o Espírito Santo confortará o seu coração. Se há muitas dúvidas em sua mente, clame ao Senhor e o Espírito Santo lhe dará entendimento para compreender a Palavra de Deus e ser guiado por caminhos planos. Assim, Deus estará intervindo dentro e fora de você, santificando-o por Sua Palavra e guardando-o dos perigos da estrada.
Mas, não clame apenas por você. Ore incessantemente pela vida de toda a igreja, a fim de que venha do Senhor tempos de refrigério e a santidade de Deus possa ser vista na vida irrepreensível de Seu povo. Portanto, como filho, clame ao Pai para que “santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal. Amém!” (Mt.6.9-13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário