Pages

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Prepare o Cônjuge que Há em Você


Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn.2.18)

Há muitas decisões necessárias e importantes na vida de uma pessoa. Provavelmente a primeira delas é a profissão. Logo cedo, a criança começa a sonhar com a carreira que deseja seguir. Algumas vezes os pais são decisivos na escolha, em outros os dons vão aparecendo e revelando qual a aptidão e paixão que deverá desenvolver em seu trabalho diário. Contudo, talvez poucos tenham a oportunidade de seguir à carreira que sonharam na infância. E, além disso, a diversidade de talentos que uma pessoa possui possibilita o exercício de diversas profissões de acordo com a necessidade pessoal e social vigente.

No entanto, a mais difícil e importante decisão da vida não é plural, mas única e singular. O resultado é uma aliança de vida, “até que a morte os separe”. Os pais deverão ter grande participação na orientação para a escolha, mas o caminho deverá ser percorrido com o coração no Senhor Jesus.

Com quem casar? A necessidade e importância dessa pergunta variam de acordo com as gerações e culturas. No ocidente, individualista em suas relações e capitalista ao extremo, a pergunta torna-se necessária e deve alertar às famílias e igrejas locais para a carência da educação dos adolescentes e jovens. Os pais costumam investir “pesado” na educação acadêmica e profissional dos filhos, mas há um grande desprezo com a educação espiritual (a mais importante) e matrimonial dos filhos.

O ocidente inverteu ordens. As moças cresciam sendo preparadas para serem esposas e mães e com o tempo aprendiam a auxiliar o marido profissionalmente. Hoje, as jovens saem de casa com uma profissão, mas completamente ignorantes no assunto: matrimônio. O resultado é uma vida frustrada emocionalmente, vivendo relacionamentos infelizes. Jovens cheias de nada e vazias de tudo.

Os rapazes, cada vez mais aventureiros e irresponsáveis, cultuam o próprio corpo enquanto assediam as jovens. Casam por paixão e quando esta se acaba, voltam à vida de solteiro negligenciando as responsabilidades conjugais e familiares. Envelhecem solitários deixando o império econômico que construíram para os inimigos que criaram e habitam dentro de seu próprio lar.

A realidade que exponho acima revela que a principal pergunta que os cristãos deveriam fazer é: Quem eu devo ser para o casamento? Esta pergunta está intimamente ligada à nova vida em Cristo, pois “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl.2.20).

Você tem procurado alguém perfeito, ou perfeita, segundo os critérios físicos e morais de seu coração. Seus critérios, no entanto, são falhos e não poderão garantir o sucesso de seu relacionamento, “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm.3.23). E, por mais crente que seja a pessoa encontrada, seu relacionamento sofrerá os danos da guerra entre o espírito e a carne, “porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si” (Gl.5.17). Sua maior preocupação deveria ser com a sua vida espiritual. Você precisa se preparar, através da Palavra de Deus e dependência do Espírito do Senhor, para construir uma família temente a Deus. E, para isto, o ensino de Paulo ao jovem pastor Timóteo é fundamental: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina” (1Tm.4.16). É necessário cuidar da própria vida espiritual, zelando pela Palavra da Verdade, o Evangelho de Cristo.

Sua procura por uma esposa, ou esposo, deve começar em seu próprio coração, buscando encontrar nele “o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gl.5.22,23). Ao encontrar em si mesmo o esposo, ou esposa, que Deus deseja que sejas, estarás pronto(a) para receber aquele(a) que Deus separou para você. A dedicação e zelo de ambos pela Palavra de Deus lançarão firme alicerce sobre a rocha que é Cristo Jesus e este lar jamais será abalado.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Única Esperança


“por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho” (Cl.1.5)

A humanidade viveu um período parcialmente negro em sua história. Os historiadores costumam chamá-lo de: era das trevas. Os registros sobre este período não são completamente justos e contemplam apenas as decisões e ações oficiais da instituição cristã da época. Sempre houve um grupo de fiéis servindo ao Senhor com humildade e zelo por Sua Palavra e que normalmente não são mencionados. Eles não eram a maioria, mas foram os instrumentos de Deus para a preservação da igreja de Jesus durante as gerações, em meio a um mundo confuso e corrompido.

No entanto, foi o advento da reforma protestante quem trouxe esperança para a humanidade. O mundo passou a sonhar com a reconstrução da história humana através da predominância da justiça e liberdade, juntos à prática dos princípios morais e éticos ensinados pelas Escrituras. Após um período de “guerras santas” e intensa perseguição à igreja de Cristo, através da inquisição, o protestantismo encontra um intervalo de paz e o mundo goza dos benefícios de uma vida guiada pelas Escrituras.

O mundo se enchia da esperança na expectativa de viver o reino milenar de Cristo. Mas, em agosto de 1914, diversos países entram em guerra, trazendo transtorno, mortes e muito sofrimento em todo o mundo. A esperança de um mundo melhor é substituída pelo medo e angústia, causados pela guerra. Desde então, o homem aderiu ao materialismo secular e imediatista em lugar da esperança de uma vida celestial e futura. A confiança em Deus foi trocada pelo esforço próprio e empenho por alcançar a felicidade com as próprias mãos. Mas, todo o esforço humano empenhado tem sido inútil e o mundo continua infeliz.

Quantos, hoje, gostariam de refazer a vida, ter novas opções, trilhar novos caminhos? Quantos já desejaram ver os muitos erros do passado ser apagados num piscar de olhos. Vencer as batalhas que foram perdidas durante a guerra da vida pecadora. Em diversos momentos em sua história, você gostaria de voltar no tempo e refazer a vida. No entanto, você sabe que não é possível voltar no tempo, para mudar o rumo da vida. Então, vive sonhando com a vida que sempre quis e os dias e as noites se tornam insuficientes. Seriam necessárias centenas de livros para escrever as muitas estórias criadas por sua mente. Você sonha com inúmeras possibilidades de ser feliz para não perder a esperança de viver.

Contudo, mesmo que fosse possível voltar no tempo, não adiantaria ter mil chances, nem adiantará tentar criar um mundo perfeito com a própria imaginação. Você é um pecador e sua caminhada estará sempre marcada por pecados e desventuras. O homem é carnal, ou seja, naturalmente inclinado para o pecado e é “continuamente mau todo desígnio do seu coração. A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência”, diz o Senhor (Gn.6.5).

O ser humano sempre estará envolvido com o pecado. O mundo sempre sofrerá as conseqüências da queda dos primeiros pais: Adão e Eva. Mas, você não precisa viver desiludido, sem perspectiva de uma vida melhor, sem esperança. Você não precisa viver sonhando com uma vida que nunca teve e que poderá não encontrar aqui, neste mundo. Também não precisa viver preso ao passado, amargurado pelas escolhas que fez.

O evangelho vem a todos anunciar que Deus providenciou para Seu povo uma nova vida. Nesta nova vida, o passado é completamente perdoado e o futuro é glorioso, de felicidade eterna e superior a todo e qualquer sonho humano. Cristo chama você, pelo Espírito e pela Palavra, para viver com Ele, por Ele e para Ele. Basta receber a Cristo como Senhor e Salvador, arrependido por seus pecados. Por isso, corra para Cristo hoje mesmo e confesse-o como seu Senhor e Salvador de tua vida. Lance sobre Cristo seus pecados e angústias, sua insatisfação com este mundo pecador e “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp.4.7). Crer em Cristo é o começo de uma nova vida, a maravilhosa ponta de um grande iceberg de bênçãos divinas. Deus tem para a Sua igreja “mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Ef.3.20), pois Deus preparou algo que está muito além de nossa imaginação: Novos Céus e Nova Terra.

A esperança da igreja não está na capacidade humana de construir uma vida melhor, pois “se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1 Co.15.19). O cristão busca “as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” (Cl.3.1). Olhe para Cristo, creia em Suas promessas e descanse debaixo das asas do Senhor, pois nEle “estarás seguro” (Sl.91.4) aguardando o cumprimento de sua promessa de felicidade eterna.