Pages

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Procura-se homem e mulher de Deus

Muitos proclamam a sua própria benignidade; mas o homem fidedigno, quem o achará?
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.” (Pv.20.6; 31.10)

O mês de dezembro é bastante movimentado. A corrida do ouro no comércio se intensifica, anunciando, num congestionamento de palavras soltas, suas muitas ofertas em mercadorias, procurando atrair clientes frenéticos para gastar o pouco dinheiro que receberam, ou receberão, a mais no 13º salário. Como a demanda dobra, em relação aos demais meses do ano, faz-se necessário, também, aumentar a mão de obra, portanto os jornais e placas informam: Procura-se vendedor, cozinheiro, contador, motorista, costureira, embalador, segurança..., e até, médico e advogado. Todos parecem encontrar um pequeno espaço; só não há mais vaga para político.
Findo o ano, os clientes começarão 2012 sem dinheiro e endividados. Outros estarão desempregados e a rotina da medíocre sociedade brasileira continuará até o final do ano, quando o brasileiro se achará “rico” outra vez, “construindo um mundo melhor” gastando o pouco dinheiro que tem. Os políticos continuam corruptos, os ricos avarentos, os bandidos à solta, a saúde sofrível, a segurança ineficaz, a educação ordinária, a cidade violenta, o pobre permanece marginalizado e o homem se acomoda em seu estado de miséria moral e ontológica.
Durante os 365 dias do ano, “toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias” (Rm.8.22), e multiplica-se o clamor da cidade, pois “o seu pecado se tem agravado muito” (Gn.18.20). O frenesi consumista mascara o vazio dos corações “sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo” (Ef.2.12). E nesta carência social, encontra-se um anuncio: Procura-se homem e mulher de Deus que interceda e modifique a sociedade em que vive (Ez.22.30).
O livro de Provérbios pergunta retoricamente: “homem fidedigno, quem o achará?” e “Mulher virtuosa, quem a achara?” (Pv.20.6; 31.10). Qual a maior necessidade da sociedade? Será a melhoria na educação, saúde, segurança, ou, aumento do capital? Essas e outras carências seriam sanadas se o primeiro e maior problema do homem fosse resolvido: o pecado. Há guerra porque o coração humano é avarento, egoísta e odioso. Há pobreza porque em seu íntimo o homem é mesquinho, interesseiro e mau. Há corrupção porque as almas dos candidatos e eleitores estão corrompidas e cegas. O homem, então, vem destruindo a si mesmo no decurso dos séculos.
O mundo precisa de homens e mulheres de Deus. Em vez de vendedores, precisa-se de homem e mulher que dêem de graça a Palavra de Deus aos pecadores; em vez de cozinheiro procura-se pregador que alimente a multidão com o evangelho do Reino; em vez de contador necessita-se de homem que administre com fidelidade a dispensa de Deus; em vez de motorista carece-se de líder que conduza o rebanho do Senhor com a Sagrada Escritura; em vez de costureiros têm-se falta de servos e servas que vistam os pobres em suas necessidades; em vez de médicos faz-se urgente a presença de pastores que cuidem do corpo de Cristo, que é sua igreja.
Dezembro é um mês festivo, mas de todos os esforços que podem ser feitos pelas próprias comunidades eclesiásticas, Deus procura adoradores que O adorem em espírito e em verdade (Jo.4.23). Estes são os que obedecem a Sua Palavra, pois foram transformados pelo poder do Espírito Santo e sabem “que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros” (1Sm.15.22). A cidade precisa de homens e mulheres de Deus que orem por ela e dêem exemplo, apontando a santidade do Senhor aos pecadores perdidos, confusos e vazios.
Se você é este homem, ou mulher, de Deus, considere-se empregado e pronto para começar a obra, pois o Espírito Santo capacita seus servos e a Palavra ensina seus semeadores. Seus lábios serão propagadores das boas novas e sua nova vida, vitrine do poder de Deus. Contudo, se o seu coração está tão vazio e perdido quanto as almas dos demais pecadores, lance-se aos pés do Senhor Jesus, crendo, pois em meio às trevas Deus disse: haja luz; e houve luz (Gn.1.2,3); e do vale de ossos secos (Ez.37) o Senhor trouxe à existência seu exército. De um pequeno pecador, Deus pode fazer um grande pescador de homens (Lc.5.10).

Um comentário:

  1. A Palavra do Senhor é poderosa! O texto de Alexandre, embasado nessa Palavra, desafia o ser humano que está apenas preocupado com seus próprios interesses imediatos.

    ResponderExcluir