Pages

terça-feira, 5 de abril de 2011

Como conviver com um pecador?


“Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (1 Pe.1.22)

Mesmo que se fale muito de amor entre os círculos cristãos, não é dada a atenção devida á profundidade do amor que vem de Deus. Amar, conforme ensina a Bíblia, é uma missão impossível ao coração pecador, “mas para Deus tudo é possível” (Mt.19.26). Somente Deus, com Sua Palavra e Espírito, pode tornar os pecadores “em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão” (Rm.9.23), para que o Seu amor seja distribuído neste mundo frio. Viver o amor divino é sobremodo difícil, “porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mt.7.14). A porta se abre para todo que entregar sua vida a Jesus, mas é importante saber que será preciso abnegação, como disse Cristo: “a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lc.9.23).

Ainda que pensemos que o outro é sempre a nossa “cruz”, a Palavra de Deus nos ensina que a cruz é morrer para o mundo, para o pecado e para as mentiras do diabo, e que nosso maior inimigo é a carne, ou seja, nosso coração inclinado para o mal (Ef.2.1-3; Rm.7.7-19).

Conhecer a si mesmo é fundamental no casamento, pois quanto maior é a minha consciência de pecador maior será minha sensibilidade para entender e perdoar o cônjuge.

Conviver com um pecador é tarefa difícil, assim como é difícil conviver com o próprio coração desejando o que é errado. Observe a sua própria vida e verás a difícil luta que o Espírito trava com a carne: Você tenta perdoar uma pessoa que lhe fez mal, mas o coração continua guardando rancor e querendo “remoer” o que passou. Você tenta não se apegar às coisas materiais, mas seu coração não deixa que você “reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo” (Lc.3.11). Você quer viver em pureza no falar, mas o teu coração não perde oportunidade para falar mal de alguém. Como é difícil conviver com um pecador!

O seu cônjuge tem as mesmas lutas que você. Muitas vezes estará tentando fazer o que é certo e não conseguirá. Outras vezes não perceberá que está pecando contra Deus e precisará de ajuda. Por isso, “melhor é serem dois do que um,[...] porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” (Ec.4.9-10).

Seus pecados nascem no coração, mas não ficam apenas na mente e no coração, e por isso há tantas dificuldades no relacionamento. Muitos dos pecados são postos para fora, ou seja, ocorrem visivelmente e terminam por envolver o cônjuge, direta ou indiretamente. Em vez de você ficar apenas chateado(a) com algo de ruim que aconteceu, você resmunga, reclama e até mesmo reage com grosseria tornando o ambiente familiar desagradável. Quando seu dia no trabalho não foi bom, em vez de voltar e procurar consolo na Palavra de Deus e na oração, você “fecha o semblante” para todos em casa, e demonstra má vontade com os familiares que estão presentes para lhe ajudar. Outras muitas circunstâncias semelhantes demonstrarão o quanto o seu coração é pecador, e infelizmente você machucará as pessoas ao seu redor.

Vocês, cônjuges, precisam cuidar um do outro como dois pecadores que precisam diariamente de remédio vindo do alto: A Palavra de Deus e o agir do Espírito do Senhor. Ambos precisam de ajuda, ambos estão sujeitos ao erro e precisarão de conserto. Ao reconhecerem que precisam de ajuda, abrem-se as portas para a mudança de vida. No entanto, se viverem “obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração” (Ef.4.18), sofrerão todos os dias a infelicidade familiar, por não darem ouvidos à Palavra do Senhor.

Com o coração quebrantado, reconhecendo os próprios pecados, vocês terão mais paciência com os erros cometidos pelo cônjuge, bem como estarão conscientes de que precisam mudar. Quando o cônjuge errar encontrará em você um braço forte para erguê-lo, lábios abençoadores que ensiná-lo a Palavra do Senhor e um coração misericordiosos disposto a perdoar os seus pecados. Portanto, “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas” (Mt.7.12).

Enquanto estivermos na terra estaremos sujeitos ao erro por sermos pecadores, “mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm.12.2). Portanto, “não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos” (Pv.3.7-8). Peça, hoje mesmo, ao Senhor que mude o teu coração e te ajude a perceber e se arrepender de seus pecados. E, então, peça também um coração pronto para perdoar, compreender e ajudar o cônjuge que Deus lhe deu para você abençoar.

Um comentário:

  1. Assim como outros mandamentos o amor é uma ordem, não nos dá opção de escolha. Diante disto que Deus nos ajude a termos corações que ama, independente do que poderá receber.
    Sempre tenho lido os textos, que Deus o abençoe com sua Palavra!

    ResponderExcluir