Pages

segunda-feira, 21 de março de 2011

A graça divina no amor conjugal

onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm.5.20-21)

A vida é obra das mãos de Deus, pintada e esculpida para glorificar Seu NOME. Cada detalhe da criação mostra a criatividade e sabedoria do Criador de tudo. A profundidade dos oceanos e imensidão do universo revelam a glória de Deus e o poder de Sua Palavra que trouxe tudo à existência em seis dias. E dentre as belas criações de Deus, encontra-se a família feita para expressar o amor do Senhor e ser instrumento para a concretização do plano redentor pelo qual Cristo o Filho de Deus é glorificado.

Portanto, a obra prima do Senhor é a cruz do calvário onde Deus revelou Sua justiça e deu nova vida aos pecadores arrependidos. Em Jesus “Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm.5.8). A vida cristã, portanto, é o início da maior promessa de Deus: a vida eterna. Em Cristo esperamos “a cidade santa, a nova Jerusalém” (Ap.21.2), onde Deus nos “enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap.21.4). Finalmente, então, encontraremos a felicidade eterna e, com Cristo, “reinaremos” para sempre (2 Tm.2.12).

Mas, ainda que nossa esperança esteja na volta de Jesus, a transformação da vida começa aqui. Antes de desfrutarmos das maravilhas na vida eterna, Deus concedeu-nos sua graça transformadora por meio da qual Ele está restaurando não somente indivíduos, mas, também, famílias, para que desfrutem do amor de Deus e sejam bênçãos nas mãos do Senhor; testemunhando o poder transformador da Palavra e Espírito de Deus. A família cristã é vitrine de Deus para um mundo pecador, desiludido quanto ao amor conjugal. Por meio dessa família, Deus mostra Seu cuidado e Sua provisão diária, livrando-a do mal e sustentando-a com o pão. Nas famílias cristãs, Deus manifesta Seu amor e Sua paz, guardando seus corações nas lutas e dificuldades e consolando-os nos problemas e perseguições. Além disso, Deus expõe Sua santidade e fidelidade por meio da correção divina e educação na Escritura Sagrada.

Portanto, vocês precisam da Graça de Deus para desfrutar os benefícios de um casamento abençoado por Ele. Mas, quem busca ajuda, senão aquele que reconhece o fim de suas forças, sentindo-se esgotado da luta solitária e necessitado de alguém que seja maior? Esse alguém é Deus, e você precisa reconhecer a plena necessidade dEle, a fim de receber o gracioso auxílio do Senhor. Portanto, não alicerce sua família sobre autoajudas capazes, apenas, de unir pessoas em torno de coisas boas. Fundamente seu lar sobre a Palavra do Senhor, pois somente Cristo pode tornar uma família inabalável, santa e agradável a Deus.

Enquanto o marido achar que sabe o que faz e a esposa fechar seu coração para a Palavra de Deus, ambos se desgastarão, lutando um contra o outro quando na verdade ambos gostariam de ser amados e felizes. Sua luta não deve ser contra o cônjuge, mas contra a carne, pois “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto” (Jr.17.9). Todo esforço gasto de forma errada, lutando um contra o outro, deveria ser gasto na luta contra a natureza pecaminosa, contra as tentações do diabo e contra o mundo maligno ao redor de vocês (Ef.2.1-3).

Mas, não há coração tão duro que não possa ser transformado pelo poder de Deus, nem pessoa tão boa aos olhos dos homens que não precise do poder transformador do Senhor. É através do Espírito Santo e da Palavra de Deus que o coração do homem é quebrantado, alcançado e transformado. O que você não consegue fazer sozinho, a Palavra e Espírito de Deus podem operar em você graciosamente. Portanto, você precisa colocar sua vida e a vida de sua família aos pés do Senhor Jesus e buscar na Palavra de Deus todo ensino necessário para que vocês saibam viver a beleza de uma vida familiar restaurada pela graça divina.

Então, confie na Palavra de Deus, pois “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm.5.20). Deus pode mudar não somente a tua vida, mas também toda tua família. Entrega a tua família ao Senhor e Ele a guiará (Sl.37.5) por pastos verdejantes e águas de descanso (Sl.23.2) e até no vale da sombra da morte (Sl.23.4), quando o mar estiver agitado e a esperança lhe faltar (Mc.4.39), o Senhor estará presente para guiar vocês e Sua mão lhes susterá (Sl.139.10). Portanto, entregue sua família inteiramente a Cristo para que Ele seja o maior deleite de seu lar e o forte fundamento de sua família.


Transformados, então, pela Palavra de Deus, o marido e a esposa verão que mesmo em um coração pecador Deus pode colocar amor. Em Deus, a família descobrirá que é possível ser feliz no relacionamento conjugal quando Cristo é o Senhor do coração dos cônjuges. A esposa redescobre o amor do marido que pensou não existir mais, enquanto o marido redescobre a ternura da esposa que não conseguia mais encontrar. Cristo deu um novo coração para cada um deles, coração que é dirigido pelo Espírito e Palavra de Deus. Portanto, se você e sua família querem ser felizes precisam descobrir o amor de Deus revelado em Cristo, pois, só nEle, conhecerão a graça divina que colocará em seus corações o amor conjugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário