Pages

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Famílias segundo o modelo Divino


Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” (Gn.1.31)

A igreja está cercada por passado e futuro gloriosos. No passado encontra-se uma criação perfeita e harmoniosa, vivendo dias de glória e santidade (Gn.1 e 2). No futuro, segundo as promessas dadas à igreja (Ap.21 e 22), está um novo céu e nova terra revestidos de toda perfeição e pureza. Neste passado e futuro temos o modelo de vida perfeita para a família cristã. No passado temos uma família criada a imagem e semelhança do Senhor (Gn.1.26-28), no futuro temos uma grande família, composta por todos os crentes, feitos filhos de Deus, em Cristo Jesus, chamados por Paulo de “família de Deus” (Ef.2.19).
Em Gênesis 1 e 2, Deus fez todas as coisas muito boas e dentro desta criação estava também a instituição da família (Gn.1.26-28; 2.18-25). E como deve ser a família cristã, conforme o modelo Bíblico do Éden?
A vida familiar no Éden responde esta pergunta:
1) Vivendo a imagem de Deus – No Éden o homem e a mulher viviam a harmonia da santidade de Deus no coração. Estavam em paz com Deus, em paz com a criação e em paz um com o outro. Não havia maus pensamentos, nem cobiças, nem pecados; tudo era perfeito e agradável, tudo era “muito bom”.
Com a queda o homem e a mulher perderam a santidade de Deus. Mas, graças ao Senhor, em Cristo Jesus essa santidade é restaurada por meio de sua justiça e pela santificação do Espírito Santo na Palavra. Olhem para Deus! Deus é amor, bondade, paciência, misericórdia, verdade, justiça... A família de Deus deve viver estes atributos divinos, por meio do auxílio do Espírito Santo, instruídos pela Palavra.
2) Obedecendo a Deus – Deus deu ordens para a família, por meio de seu cabeça, o homem, exigindo deles a fidelidade ao Criador. Contudo, Adão e Eva se rebelaram contra Deus, transgredindo o mandamento do Senhor, e por terem sido desobedientes ao mandamento de Deus, a Terra sofreu, e sofre até hoje, os danos da queda.
Mas, a misericórdia do Senhor tem estado presente não retribuindo ao pecador conforme suas más obras, e concedendo graciosas bênçãos diariamente. Deus tem dado mandamentos à família por meio da Escritura Sagrada, para que esta possa desfrutar da misericórdia e graça do Senhor. No obedecer, a família cristã demonstra a Deus seu amor e fidelidade e alcança do Senhor o favor.
3) Adorando a Deus – Deus santificou um dia para que toda a terra descanse nEle, em comunhão e adoração, para o bem de toda a criação. Na viração do dia, Deus se encontrava com Adão e Eva num relacionamento de plena comunhão e santidade. A família cristã precisa dedicar tempo ao Senhor. Quanto mais tempo na presença de Deus, mais verá os resultados na vida em família. O descanso de Deus é benefício para o homem e sua família que terão mais tempo, também, para desfrutar da presença de seus membros.
No Éden vemos o propósito do Senhor para nossas famílias: A felicidade em Deus. Não perca mais tempo fazendo tudo conforme o próprio coração. Em Deus há harmonia e felicidade para o lar..

Nenhum comentário:

Postar um comentário